Uma terra com recursos e caractér.
Hoje partimos rumo para o País Basco! Para ti que és amante de cozinha, e estás á procura de um estágio profissional, continua connosco nesta viagem gastronómica neste território autónomo, que se estende até aos Pirinéus franceses. Entre terra e mar, uma mistura de sabores espanhóis, béarnaise e gastronómicos, se gostas de cozinha variada e refinada, aconselhamos-te vivamente a fazer o teu estágio no País Basco! Uma mistura de tomate, presunto, queijo e azeite de oliva. O País Basco tem muitas especialidades, poderíamos falar de malagueta de Espelette, queijo basco ou presunto de Bayonne, mas hoje vamos concentrar-nos nos pratos.
Os pinchos são tapas espanholas, mas em versão basca. Toma-se qualquer tipo de prato e preparam-se em versão em miniatura. Esta prática tornou-se uma verdadeira arte e está sujeita a muitos concursos de bairro. Entre mini espetos, sandes de presunto ou tortilla, são direccionados para muitas receitas que irão satisfazer qualquer tipo de paladar.
Além disso, se estiveres a pensar que orçamento vais precisar durante a tua estadia em Espanha, lembramos-te que se optares por fazer o teu estágio com Animafest Experience, terás refeições e alojamento gratuitos. E também terás uma remuneção! Um peso a menos durante esta maravilhosa experiência que é o estágio Erasmus.
A piperada! Uma mistura de vegetais dourados num vaso de terracota, este é o ingrediente principal deste prato e a origem deste nome, piperade, corresponde a pimenta malagueta em basco. Por tanto, para os fãs da malagueta, um curso gastronómico no País Basco é uma oportunidade perfeita para si! Nesta receita, usamos pimenta vermelha e verde, à qual adicionamos cebola e tomate para um sabor extra. Porque os pratos são como a região, fortes em carácter.
Passemos ao prato de um pescador: El Ttoro! Uma sopa de peixe muito popular, é normalmente feita com pescada, marisco como lagostim, mexilhões e pimenta de espelette. A grande especialidade desta sopa é que os pedaços de peixe permanecem inteiros, não são misturados como nas sopas tradicionais mediterrânicas. No entanto, dependendo da ocasião do dia, é possível encontrar qualquer tipo de peixe: enguia, tamboril ou peixe escorpião.
Passemos à última, mas não menos importante, especialidade do dia: Bolo basco. Tenho a certeza de que já ouvis-te falar deste bolo antes. Feito com uma massa fina, tem aspeto de um bolo estaladiço e é recheado com creme de leite ou compota de cereja preta. Em tempos era apenas reservado para as refeições dominicais e ocasiões especiais, mas agora pode ser apreciado sempre que se quiseres. E como de costume, deixamos aqui mesmo uma receita para que possa praticar em casa.
Se este artigo te fez querer aprender como preparar estas inúmeras especialidades bascas, (como toda esta categoria de blog), porque não optas por um estágio gastronómico no País Basco. Convidamos-te a inscreveres no nosso site. Oferecemos estágios pagos durante todo o ano em hotéis de toda a Espanha, com alojamento e refeições gratuitas! Se desejares sair da tua zona de conforto e explorar a riqueza da cozinha basca, porque não optas por um estágio gastronómico no País Basco com Animafest!
Além disso, se fores um restaurante ou um hotel e desejares receber estagiários internacionais para este e próximo ano, não hesites em visitar a nossa página de colaboração Explicamos-te como colaborar connosco para que possamos colocar as suas ofertas de estágio na nossa plataforma.